INFORMAÇÃO
31 de Agosto 2020
Caros Pais e Encarregados de Educação,
Vamos iniciar a actividade do CATL para o ano letivo 2020/2021 no dia 1 de Setembro 2020. Informamos que iremos respeitar e cumprir rigorosamente todas as orientações e diretrizes da DGS, AESIA e das entidades responsáveis pela retoma das atividades letivas presenciais, no sentido de garantir as condições de segurança necessárias para todos.
Passaremos a enunciar aspetos fundamentais do dia-a-dia no CATL, em consciência plena do caracter absolutamente excecional do momento em que vivemos.
-
Apelamos aos Pais e Encarregados de Educação que as crianças só deverão permanecer no espaço do CATL o tempo estritamente necessário;
-
Diariamente, antes da vinda para a escola, deve ser feita a medição da temperatura das crianças. É considerada febre a partir dos 37,5°. Nesta situação a criança deve ficar em casa e contactar-se a linha de saúde 24 (808 24 24 24).
-
Sempre que a criança, durante a permanência no CATL, manifeste febre, tosse, falta de ar, dores no corpo ou problemas gastrointestinais (vómitos/diarreia), será encaminhada para a área de isolamento, pelos circuitos definidos no plano de contingência, sempre acompanhada por um adulto. A limpeza e desinfeção das superfícies mais utilizadas no CATL pelo caso suspeito será reforçada. O EE será de imediato contactado e aconselhado a contactar o SNS 24, o que também poderá ser feito na escola.
-
A criança que saia do CATL com algum dos sintomas referidos no ponto anterior, só poderá regressar à frequência do CATL com declaração médica.
-
Os Encarregados de Educação devem manter-se contactáveis e assegurar que têm o número de contacto atualizado da escola e do CATL.
-
Apenas será permitida a entrada na escola do educando. Assim, o adulto responsável irá deixar a criança na entrada principal da escola, onde será recebida por um elemento do CATL e encaminhado para a respetiva sala . Aconselha-se que a entrega ou recolha da criança seja feita apenas por um adulto. O elemento do CATL utilizará procedimentos de higienização das mãos e calçados da criança.
-
O horário de funcionamento do CATL será em tempo letivo das 7:15 às 9:00 e das 17:30 às 19:00 e em tempo não letivo e das 07:15 às 19:00
-
Deverá ter-se em consideração a sinalética no chão quanto à metodologia de circulação no espaço escolar.
-
Qualquer assunto relacionado com o CATL deverá ser tratado à entrada da escola, mantendo o distanciamento físico aconselhado, via email (atl.aec.apvr@gmail.com ou apvr@apvr.pt) ou por telefone (914847888 – Carla Rodrigues)
-
No CATL, as crianças serão divididas em grupos, de modo a poder cumprir o devido distanciamento social.
-
As monitoras do CATL usarão obrigatoriamente máscara. Caso considerem pertinente, poderão usar simultaneamente uma viseira;
-
À porta das salas estará uma monitora que regulará a entrada das crianças;
-
As atividades em sala, realizar-se-ão com a distância recomendada, tanto pela dinâmica das crianças, como pelas contingências que o espaço imponha;
-
A higienização e limpeza dos espaços/salas do CATL será feita, obrigatoriamente, duas vezes por dia e sempre que se justifique, sendo da responsabilidade da equipa do CATL;
-
As salas e outros espaços estarão devidamente arejados;
-
O sistema de ar condicionado estará desligado;
-
As idas à casa de banho serão supervisionadas, entrando uma criança de cada vez e cumprindo as seguintes regras: lavar mãos à entrada e saída e higienizar, com produto certificado, o tampo da sanita antes e depois de cada utilização.
São necessários os seguintes materiais por aluno, para o inicio do CATL:
-
Calçado para utilizar exclusivamente e que permanecerá na escola;
-
Garrafa de água;
-
Boné;
-
Uma muda de roupa;
-
Estojo com material escolar (lápis, borracha, caneta, afia, lápis e canetas de cor) para evitar partilha de materiais;
-
Pacote de toalhitas;
-
Lanche da manhã e tarde, uma vez que o lanche da escola ainda não se encontra disponível
-
Todo este material deve estar identificado com o nome do aluno.
A Associação de Pais pode decidir encerrar a qualquer momento o CATL em caso de alguma situação que assim o justifique.
Apelamos a todos para seguirem com consciência, compromisso e tranquilidade todas as indicações das autoridades competentes, de forma a sairmos todos bem da atual situação em que vivemos.
Agradecemos que qualquer caso confirmado de COVID-19 seja reportado à Direção do AESIA, Escola de Via Rara e APVR.
Saúde e protejam-se,
A Associação de Pais da EB de Via Rara