INFORMAÇÃO

31 de  Agosto 2020 

                                                                     

Caros Pais e Encarregados de Educação,

Vamos iniciar a actividade do CATL para o ano letivo 2020/2021 no dia 1 de Setembro 2020. Informamos que iremos respeitar e cumprir rigorosamente todas as orientações e diretrizes da DGS, AESIA e das entidades responsáveis pela retoma das atividades letivas presenciais, no sentido de garantir as condições de segurança necessárias para todos.

Passaremos a enunciar aspetos fundamentais do dia-a-dia no CATL, em consciência plena do caracter absolutamente excecional do momento em que vivemos.

  1. Apelamos aos Pais e Encarregados de Educação que as crianças só deverão permanecer no espaço do CATL o tempo estritamente necessário;

  2. Diariamente, antes da vinda para a escola, deve ser feita a medição da temperatura das crianças. É considerada febre a partir dos 37,5°. Nesta situação a criança deve ficar em casa e contactar-se a linha de saúde 24 (808 24  24 24).

  3. Sempre que a criança, durante a permanência no CATL, manifeste febre, tosse, falta de ar, dores no corpo ou problemas gastrointestinais (vómitos/diarreia), será encaminhada para a área de isolamento, pelos circuitos definidos no plano de contingência, sempre acompanhada por um adulto. A limpeza e desinfeção das superfícies mais utilizadas no CATL pelo caso suspeito será reforçada. O EE será de imediato contactado e aconselhado a contactar o SNS 24, o que também poderá ser feito na escola.

  4. A criança que saia do CATL com algum dos sintomas referidos no ponto anterior, só poderá regressar à frequência do CATL com declaração médica.

  5. Os Encarregados de Educação devem manter-se contactáveis e assegurar que têm o número de contacto atualizado da escola e do CATL.

  6. Apenas será permitida a entrada na escola do educando. Assim, o adulto responsável irá deixar a criança na entrada principal da escola, onde será recebida por um elemento do CATL e encaminhado para a respetiva sala . Aconselha-se que a entrega ou recolha da criança seja feita apenas por um adulto. O elemento do CATL utilizará procedimentos de higienização das mãos e calçados da criança.  

  7. O horário de funcionamento do CATL será em tempo letivo das 7:15 às 9:00 e das 17:30 às 19:00 e em tempo não letivo e das 07:15 às 19:00

  8. Deverá ter-se em consideração a sinalética no chão quanto à metodologia de circulação no espaço escolar.

  9. Qualquer assunto relacionado com o CATL deverá ser tratado à entrada da escola, mantendo o distanciamento físico aconselhado, via email (atl.aec.apvr@gmail.com ou apvr@apvr.pt) ou por telefone (914847888 – Carla Rodrigues)

  10. No CATL, as crianças serão divididas em grupos, de modo a poder cumprir o devido distanciamento social.

  11. As monitoras do CATL usarão obrigatoriamente máscara. Caso considerem pertinente, poderão usar simultaneamente uma viseira;

  12. À porta das salas estará uma monitora que regulará a entrada das crianças;

  13. As atividades em sala, realizar-se-ão com a distância recomendada, tanto pela dinâmica das crianças, como pelas contingências que o espaço imponha;

  14. A higienização e limpeza dos espaços/salas do CATL será feita, obrigatoriamente, duas vezes por dia e sempre que se justifique, sendo da responsabilidade da equipa do CATL;

  15. As salas e outros espaços estarão devidamente arejados;

  16. O sistema de ar condicionado estará desligado;

  17. As idas à casa de banho serão supervisionadas, entrando uma criança de cada vez e cumprindo as seguintes regras: lavar mãos à entrada e saída e higienizar, com produto certificado, o tampo da sanita antes e depois de cada utilização.

 

São necessários os seguintes materiais por aluno, para o inicio do CATL:

  1. Calçado para utilizar exclusivamente e que permanecerá na escola;

  2. Garrafa de água;

  3. Boné;

  4. Uma muda de roupa;

  5. Estojo com material escolar (lápis, borracha, caneta, afia, lápis e canetas de cor) para evitar partilha de materiais;

  6. Pacote de toalhitas;

  7. Lanche da manhã e tarde, uma vez que o lanche da escola ainda não se encontra disponível

  8. Todo este material deve estar identificado com o nome do aluno.

 

A Associação de Pais pode decidir encerrar a qualquer momento o CATL em caso de alguma situação que assim o justifique.

Apelamos a todos para seguirem com consciência, compromisso e tranquilidade todas as indicações das autoridades competentes, de forma a sairmos todos bem da atual situação em que vivemos.

Agradecemos que qualquer caso confirmado de COVID-19 seja reportado à Direção do AESIA, Escola de Via Rara e APVR.

 

Saúde e protejam-se,

A Associação de Pais da EB de Via Rara                                  

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now